segunda-feira, 15 de outubro de 2012


 
 
 
 
ABRÃO ESPEROU CONTRA TODA A ESPERANÇA
 
 
 
 
 
 
“Iahweh disse a Abrão:” Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. Eu te farei de ti um grande povo, eu te abençoarei, engrandecerei o seu nome; sê uma benção.”  Gn. 12, 1-2
 
Meus irmãos, Paz esteja contigo.
Quando lemos as sagradas escrituras, Abrão surge como um modelo para todos os cristãos. Vivia na comodidade de sua terra, juntos aos seus familiares, com a vida estabilizada ate o momento do seu encontro com Deus, o qual lhe faz um chamado que exige dele uma renuncia, um sair de si mesmo e se lançar plenamente em Sua vontade, na confiança de uma promessa: terra e descendência. Sem hesitar ele toma a sua esposa e se põem a caminho. Os anos passam, muitas são as dificuldades e grande é a espera. Ele e sua esposa já de idade avançada e mesmo diante do impossível ele continua esperando contra toda a esperança. O ano da Fé é para nós um desafio, pois somos chamados a lanças as redes em aguas mais profundas isso é, num mundo cada dia mais descrente, em que o homem se torna cada dia menos comprometidos com a fé, inventando o seu modo próprio de se relacionar com Deus, na maneira que mais lhe convém, nos cristão somos chamados como Abrão a sair de nós mesmos, do nosso comodismo, consumismo exagerado e sem medo assumir a nossa fé em Deus que é providente, assumir a nossa vocação de batizados de ser sal e luz da terra, pois Ele também faz a nós uma promessa, a promessa da Salvação, da terra prometida que é casa do Pai, vida eterna. Também passaremos pelas tribulações, com a difícil demora do tempo, que tenta nos fazer desanimar, que muitas vezes nos questiona: A onde está seu Deus”? Ter que esperar mesmo diante do impossível da nossa vida, mas se formos fieis em Deus, veros a promessa concretizar. Abrão viu este dia, esperou contra toda esperança, mas em Isaac se alegrou. A fé nos da esta certeza, a certeza que mesmo que atravessemos o vale da morte, não devemos temer, pois o Senhor é o pastor que nos guia. A fé não é algo que aliena, uma redoma contra o mal e a provação, mas é espada afiada, que ajuda o cristão no combate do dia a dia.
“... revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça. e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”  Ef. 6, 11-17.
 
Maranathá

VIVER O ANO DA FÉ




“Como afirma o Santo Padre, sempre na Porta Fidei: «Nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo. É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo.» Seria um fruto importante do Ano da Fé se os cristãos retomassem esta antiga práxis. Efetivamente, rezar com o Credo ajuda a entrar mais profundamente no caminho da fé, porque exige que se conheça sempre mais a quem se ama, o que permite poder vir a ser novos evangelizadores. É importante e decisivo participar aos outros a alegria de ter encontrado Cristo e de ter acreditado na sua palavra que muda a vida. Viver o Ano da Fé, então, com a consciência de que nos é dado um tempo particular de graça. A fé tem necessidade de ser repensada e vivida sempre com crescente convicção, coragem e entusiasmo para que, a quantos encontremos, seja dada uma palavra de esperança e um olhar de amor.”
† Rino Fisichella
Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização
 



 

 
 


CREDO NICENO CONSTANTINOPOLITANO


reio em um só Deus , Pai todo-poderoso,  Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.  Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém