sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Didaquê – A instrução dos Doze Apóstolos

Autor: André Torriéri
Dez/2012
 Didaquê

       Você já ouviu falar do Didaquê? Talvez não o conheça apenas pelo nome, mas certamente o seu conteúdo lhe é bastante familiar. Trata-se de um documento datado, ainda que de forma imprecisa, do primeiro século da era cristã, e contém um conjunto de instruções - daí o nome de Didaquê, que significa “Instrução” em grego - para as primeiras comunidades cristãs primitivas. O Didaquê tornou-se o primeiro Catecismo dessas comunidades, nele está reunida a doutrina de Cristo de maneira simples, em linguagem coloquial e de fácil acesso, porém com o mesmo vigor e ressonância que a mensagem do Evangelho nos traz.

Acredita-se que o texto não foi escrito em um único bloco, mas sim, é resultado da reunião de pequenos textos e da tradição oral que era transmitida pelos Apóstolos, ou seus discípulos, durante as pregações. O Didaquê nos apresenta a Boa Nova em um esquema muito interessante. Trata-se dos dois caminhos, a saber: O caminho da Vida, onde são apresentadas as virtudes que devem ser observadas pelos cristãos, e o caminho da Morte, que apresenta o oposto, ou seja, os vícios e más condutas que não estão de acordo com o modo de vida de um cristão convertido. Uma lição tão antiga e ainda tão atual! Nele também são encontrados excelentes relatos de como era celebrado o Rito Eucarístico por essas comunidades, o que, sem dúvida, é de uma riqueza imensa para nós cristãos do século XXI. Por tratar-se de um ensinamento voltado para as comunidades que estavam nascendo, os autores ocuparam-se também em estabelecer algumas diretrizes para que esses pequenos grupos vivessem na mais profunda comunhão e os ensina a maneira como deveriam tratar seus profetas (homens que pregavam a palavra de Deus de comunidade em comunidade). O documento termina com um breve texto escatológico que fala sobre o Fim dos Tempos.

Sem dúvida uma leitura indispensável. São poucas páginas em um pequeno livro, porém, como nos diz a parábola do grão de mostarda (Mt 13:31-32) , uma pequena semente, uma vez plantada, dá frutos e transforma-se na mais frondosa das árvores. Vamos aproveitar esse Ano da Fé para isso: Aprofundar nossos estudos na tradição e no magistério da Igreja que tanto tem nos ensinado ao longo dos séculos.
 

P.S.: Você pode ter acesso ao conteúdo do Didaquê com uma rápida busca pela Internet, ou também pode adquirir o livro em uma Livraria Católica credenciada. Custa menos de R$ 10,00.